segunda-feira, 19 de março de 2007

"Ser" Humano?

Caro leitor, presumo que, sendo humano e tendo vivido pelo menos tanto como eu, certamente já se perguntou porque é que o Homem se considera um ser-vivo, de alguma forma, superior. É certo que não vou ser eu quem vai conseguir responder a esta pergunta que acompanha a nossa espécie há tantos e tantos milhares de anos, mas posso, pelo menos, dar a minha opinião, visto que no meu país existe a tão gostosa liberdade de expressão.
Pois bem, quando, pela primeira vez, esta pergunta surgiu na minha mente, eu era, com certeza, um rapaz de tenra idade, pois não só não me lembro quando isso aconteceu, como também tenho a certeza que pensei em algo como "Que desenhos-animados é que vão dar a serguir na televisão?" ou "Vou brincar com o meu vizinho do lado." cerca de dois segundos depois. Agora, as coisas são bem diferentes ( até porque já não tenho televisão por cabo para ver o canal panda, e porque já não tenho um vizinho do lado que queira brincar comigo ), e, sendo assim, já consigo encontrar algumas razões para que o Homem se considere superior a tantas outras espécies de seres que habitam o Planeta Azul.
Esta questão pode, na minha opinião, ser abordada de diferentes maneiras, tendo em conta que diferentes grupos de pessoas encontram respostas diferentes para esta. Assim, se colocarmos esta pergunta a, por exemplo, alguém que se possa rotular de "católico" e crente na religião Cristã, devemos obter algo como "Somos superiores porque Deus criou o primeiro homem ( Adão ) á sua imagem.", e daí partiríamos para uma longa e penosa introdução d'A Bíblia Sagrada. Se, por outro lado, questionarmos um biólogo sobre este assunto, ele explicar-nos-ia que o Homem é uma espécie com uma inteligência e com um raciocínio muito mais desenvolvidos do que todas as outras espécies, e, se o deixássemos falar, ouviríamos várias versoes da teoria da evolução do Homem, escritas e defendidas por alguém que julgou ser capaz de encontrar uma explicação plausível para o comportamento do ser humano e, a partir daí, criar uma história credível. Se viajarmos até á Grécia, muita gente nos dirá que foi Epimeteu ( a quem os Gregos intitulam de "titã" ) que foi incumbido pelo deus Zeus de criar o Homem, mas que este os fez de barro e sem vida; o mesmo Grego nos diria ainda que o irmão de Epimeteu, o também titã Prometeu, foi quem deu vida aos homens, oferecendo-lhes o fogo que havia roubado de Vulcano. Se fizermos a mesma pergunta a outro católico, desta vez crente no Judaísmo, ele presentearnos-á com uma relativamente complicada teoria sobre as emanações de alguém denominado Ain Soph, e terminará apresentando-nos a noção de "Árvore da Vida". Voltando a viajar, desta vez para o país do sol nascente, a mesma pergunta obteria uma resposta relacionada com a origem da humanidade poligenética e astral, e poderíamos ainda obter algumas alusões ás vulgarmente conhecidas como "ciências ocultas".
Poder-se-iam escrever páginas e páginas sobre este assunto, sem nunca se obter uma resposta, a meu ver, completamente correcta, pois todas as teorias que conheço têm pelo menos uma falha. Tendo em conta que não acredito na existência de entidades divinas, nem de que toda a humanidade tenha sido fruto da relação entre um casal ( mesmo sem, nessa altura, existir televisão, futebol, novelas, centros comerciais, ou outros homens ou mulheres com quem se pudesse dar umas facadas na relação ), sou obrigado a dar um pouco de razão ao nosso segundo entrevistado ( para quem não se lembra: o biólogo ), embora exista, como é normal, algo que ele não tenha conseguido explicar. Este algo pode ser descrito em muitas palavras, eu prefiro usar duas: "sentimentos" e "emoções". È certo e sabido que a Psicologia explica muitos comportamentos baseados nestas duas noções, mas nunca consegui que alguém me explicasse a razão para a sua existência.
Assim, posso concluir que, quando sofremos por alguém, quando estamos tristes porque alguem está mal, ou quando acordamos alegres e bem dispostos, estamos a usufruir daquilo que nos faz ser diferentes, a usufruir do facto de sermos humanos. No fundo, quando "sentimos" algo que não sabemos explicar, estamos apenas a ser uma espécie superior, ou talvez "superior" seja uma palavra muito forte, mas estamos, com certeza, a ser diferentes, e foi isso que nos transformou naquilo que somos hoje.
Posto isto, e visto que o leitor já deve estar a perder a paciência, cheguei ao último parágrafo sem poder acrescentar nada a qualquer teoria que tente explicar porque é que o Homem é tão diferente das restantes espécies, mas pude, pelo menos, colocar-lhe esta questão e fazê-lo pensar naquilo que o torna,a si, Humano.


O Incorrigivel

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial